Estudantes universitários negros: diversidade e reconhecimento identitário

Autores

  • Andrea Bayerl Mongim
  • Luana Ribeiro da Trindade

Palavras-chave:

Reconhecimento, Identidade, Estudantes negros

Resumo

Neste artigo analisamos o processo de produção de conhecimentos acadêmicos, bem como de práticas e concepções institucionais e individuais no que se refere à valorização da diversidade e do reconhecimento das identidades de estudantes negros, em contexto de implementação de medidas de ação afirmativa. Tomamos como base, resultados de pesquisas etnográficas conduzidas no âmbito institucional da Universidade Federal do Espirito Santo. Embora seja a universidade um espaço privilegiado de alteridade, onde se estabelecem novas relações e experiências com diferentes agentes, a construção da identidade de discentes negros tem se configurado entre muitas tensões e desafios, revelando o predomínio de concepções eurocêntricas, hierarquizantes e racistas. Por esta via, é bastante evidente que o processo de valorização e do reconhecimento das identidades desses estudantes implica na necessária ressignificação dos saberes advindos dos africanos e de seus descendentes, em prol da valorização de suas histórias e culturas.

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Publicado

30-06-2018

Como Citar

Mongim, A. B. ., & Trindade, L. R. da . (2018). Estudantes universitários negros: diversidade e reconhecimento identitário. Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 2(3), 41–53. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/32250

Edição

Seção

Dossiê: Africanidades transatlânticas