Saberes tradicionais e acesso à educação escolar no quilombo: análise das trajetórias e processos de identificação de duas lideranças

Autores

  • Osvaldo Martins de Oliveira

Palavras-chave:

Quilombo, Saberes tradicionais, Educação escolar, Trajetórias de lideranças

Resumo

O artigo é uma análise das trajetórias e dos processos de identificação étnica de duas lideranças da comunidade quilombola de Retiro, Santa Leopoldina (ES). Essas lideranças demarcam suas identidades a partir da cultura tradicional local e, mais recentemente, em um dos casos, também pelo acesso aos saberes da educação escolar. Além de analisar os temas dos direitos constitucionais à terra-território, identidade e cultura proporcionadas pelo acesso à leitura e escrita, a análise sobre os saberes tradicionais e o acesso à educação escolar colocará em debate se as tradições culturais transmitidas pelos mestres estão sendo levadas em consideração pelas lideranças jovens. Neste sentido, o artigo tem por objetivo contribuir para os estudos das trajetórias de lideranças e mestres de saberes tradicionais no contexto dos direitos ao território e ao patrimônio cultural das comunidades dos quilombos.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Oliveira, O. M. de. (2019). Saberes tradicionais e acesso à educação escolar no quilombo: análise das trajetórias e processos de identificação de duas lideranças. Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 3(6), 109–123. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/32300

Edição

Seção

Artigos