O IMIGRANTE E O TRABALHO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Jefferson Ferreira Alvarenga 998184897

Palavras-chave:

Palavras-Chaves: História, Trabalho, Imigração, Espírito Santo.

Resumo

Este artigo debate o processo de imigração no estado do Espírito Santo, sobretudo no que diz respeito à concepção de trabalho desse europeu presente nas pequenas, médias e também nas grandes propriedades. Desse ponto de vista as perguntas centrais deste trabalho são: qual a concepção de trabalho do imigrante estrangeiro no Espírito Santo? Como se desenvolveu o trabalho do imigrante no estado do Espírito Santo? A nossa hipótese central é que o imigrante é um indivíduo que na sociedade capixaba encarna de modo mais completo uma mentalidade capitalista e empreendedora. Além disso, o estrangeiro introduziu em nossa sociedade algumas maneiras de agir, ser e pensar tipicamente capitalista, o que resultou na emergência de pequenas fortunas familiares. Por fim, constatamos que o trabalho do imigrante foi responsável pela emergência de um capitalismo comercial inicial, que mudaria a arquitetura econômica da cidade de Vitória e do estado do Espírito Santo. Nossa interpretação se baseia no quadro teórico de diversos estudiosos como Max Weber, Florestan Fernandes, José de Souza Martins e também em autores que se debruçaram sobre a história local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARENGA. Jefferson Ferreira. A formação social do Espírito Santo: A concretização da hegemonia das elites cafeeiras? Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Ano. 2, n. 4, (jul./dez.2018). Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2018.

CAMPOS JÚNIOR, C.T. O novo arrabalde. Vitória: PMV/SMCT, 1996. COLBARI, Antônia. Familismo e Ética do Trabalho: O Legado dos Imigrantes Italianos para a Cultura Brasileira. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 17, n. 34, São Paulo, 1997.

DROOGERS, André. Religião, identidade e segurança entre imigrantes luteranos da Pomerânia, no Espírito Santo (1880-2005). Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 28(1): 13-41, 2008.

FEHLBERG, Jamily; MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Trabalho, igreja e boteco: identidades em transformação entre descendentes de pomeranos do interior do Espírito Santo. Vitória: EDUFES, 2015.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5 ed. São Paulo: Editora Globo, 2006.

FRANCESCHETTO, Cilmar. Imigrantes Espírito Santo: base de dados da imigração estrangeira no Espírito Santo nos séculos XIX e XX. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2014.

GROSSELLI, Renzo M. Colônias imperiais na terra do café: camponeses trentinos (vênetos e lombardos) nas florestas brasileiras, Espírito Santo, 1874-1900. Arquivo público do Estado do Espírito Santo. Coleção Canaã. Vol. 6. Vitória, 2008.

MARTINS, J.S. O cativeiro da terra. São Paulo: HUCITEC, 2010.

MORAES, Ormando. Da Itália ao Brasil: História de uma família. Vitória: Fundação Ceciliano Abel de Almeida, 1981.

ROCHA, Gilda. A imigração Estrangeira no Espírito Santo: 1847-1896. Vitória: [s.n.], 2000.

ROCHA, Haroldo Corrêa; COSSETTI, Maria da Penha. Dinâmica cafeeira e constituição de indústrias no Espírito Santo 1850/1930. Vitória: UFES/ CCJE/ Dep. Economia/ NEP, 1983.

ROCHE, Jean. A colonização alemã no Espírito Santo. São Paulo: Difel/USP, 1968.

RÖLKE, Helmar. Raízes da Imigração Alemã: história e cultura alemã no Estado do Espírito Santo. Vitória (ES): Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016.

ROOS, Ton; ESHUIS, Margje. Os Capixabas Holandeses: Uma história holandesa no Brasil. Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Coleção Canaã. Vol. 9. Vitória, 2008.

SALETTO, Nara. Trabalhadores nacionais e imigrantes no mercado de trabalho do Espírito Santo (1888 - 1930). Vitória: EDUFES, 1996.

SIMONSEN, Roberto C. História econômica do Brasil: 1500-1820. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2005.

VASCONCELLOS, João Gualberto; DAVEL, Eduardo Paes Barreto (org.). Inovações organizacionais e relações de trabalho: ensaios sobre o Espírito Santo. Vitória: EDUFES, 1998.

VON TSCHUDI. Johann J. Viagem à província do Espírito Santo. Imigração e colonização suíça-1860. Arquivo público do Estado do Espírito Santo. Coleção Canaã. Vol. 5. Vitória, 2004.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Editora Martin Claret: São Paulo, 2003.

Arquivos adicionais

Publicado

15-10-2021

Como Citar

Ferreira Alvarenga, J. (2021). O IMIGRANTE E O TRABALHO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 5(9). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/34534

Edição

Seção

Artigos