SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR

ANÁLISE SEGUNDO AS DIRETRIZES DO PRODUTOR DO PROJETO INTERPARES

Autores

  • TANIA GAVA UFES
  • André Luiz Mendes da Silva
  • Luciana Itida Ferrari

Palavras-chave:

Gestão de documentos, Gestão Escolar, Diretrizes do Produtor, Projeto InterPARES

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral analisar a produção dos documentos do Sistema de Gestão Escolar (SGE) utilizado na UMEI Tia Nina, em relação ao perfil de auxiliar de secretaria, tendo como base as diretrizes do Produtor do Projeto InterPARES. A pesquisa possui abordagem do tipo exploratória, de caráter participante. Quanto às fontes, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário que foi desenvolvido com base nas diretrizes do produtor do Projeto InterPARES. O questionário foi respondido em parte pelo autor da pesquisa, sendo uma observação participante, e em parte por profissionais da escola, a fim de obter conhecimento sobre o processo de produção e gestão documental do SGE para analisá-lo de acordo com as Diretrizes do Produtor. Os principais resultados da pesquisa foram a avaliação positiva com relação a mecanismos de proteção do sistema e a constatação de uma repetição cultural na falta do interesse de autoridades públicas em assuntos de gestão arquivística digital nos demais itens. Concluímos que a instituição e o sistema SGE ainda necessitam percorrer um longo caminho para atingir um nível de excelência na produção e gestão de documentos arquivísticos digitais.

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Publicado

09-11-2023 — Atualizado em 13-11-2023

Versões

Como Citar

GAVA, T., Mendes da Silva , A. L., & Itida Ferrari, L. (2023). SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR: ANÁLISE SEGUNDO AS DIRETRIZES DO PRODUTOR DO PROJETO INTERPARES . Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 6(12). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/40519 (Original work published 9º de novembro de 2023)

Edição

Seção

Artigos