De Norte a Sul...

Autores

  • Daniela Zanetti
  • Sérgio Rodrigo Ferreira

Resumo

Um importante evento marca o lançamento desta quarta edição da Revista de Audiovisual Sala 206: a conclusão da primeira turma do mestrado em Comunicação e Territorialidades da UFES, criado em 2014. Assim como o PÓSCOM/UFES, outros jovens programas de pós-graduação e cursos de graduação em Comunicação Social, Cinema e Audiovisual e áreas correlatas surgiram nos últimos anos em vários estados, ampliando a produção acadêmica e científica nesse campo de estudos no Brasil. Desse modo, a revista Sala 206 também fortalece sua proposta, que é dar visibilidade a pesquisas que se debruçam sobre os diversos fenômenos comunicacionais que se manifestam por meio da linguagem audiovisual.

Como reflexo, esta edição traz dois artigos que se voltam para objetos/fenômenos fortemente regionais, territorializados: um relato de uma experiência de produção documental em uma aldeia indígena no sul do país, de Cristovão Domingos de Almeida e Joel Felipe Guindani, da Universidade Federal do Pampa, e um texto sobre a produção audiovisual contemporânea no Amazonas, de Rafael Lopes, da Universidade Federal do Amazonas.

Os outros quatro artigos da revista, de autores capixabas, refletem a diversidade dos suportes e das linguagens audiovisuais: cinema, internet e televisão. Um ensaio que analisa vídeos no YouTube sobre ex-gays é apresentado por Alexsandro Rodrigues, Matheus Magno do Santos Fim e Steferson Zanoni Roseiro. O cinema está nos trabalhos de Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro, que discute corporeidade e amor a partir do filme Her, e de Haroldo Lima, que se debruça sobre sequências de performance e dança em Madame Satã. Por fim, José Soares de Magalhães Filho se dedica à produção televisiva, com foco nas séries brasileiras.

Cabe ressaltar ainda uma mudança que essa edição traz: a participação de editores convidados.

Boa leitura!

Daniela Zanetti e Sérgio Rodrigo Ferreira

   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-02-2016

Edição

Seção

EDITORIAL