Entre Burke e Greenaway: acerca do sublime em O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher & O Amante

Autores

  • João Eduardo Silva de Araújo

Resumo

O presente trabalho averigua de que formas o filme O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher & o Amante, de Peter Greenaway, dialoga com a noção de Sublime apresentada por Edmund Burke em seu A Philosophical Inquiry Into The Origin Of Our Ideas Of The Sublime And Beautiful. Longe de tentar forçar associações entre as experimentações estéticas e estilísticas de Greenaway e as qualidades que, segundo Burke, se possuídas por objetos são capazes de despertar a paixão do Sublime nos sujeitos, defende-se que, mesmo não possuindo todas essas qualidades e até contrariando algumas, o filme suscita sensações capazes de evocar a paixão do Sublime conforme as definições mais elementares do empirista.

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Biografia do Autor

João Eduardo Silva de Araújo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, no qual integra o Grupo de Pesquisa em Análise de Teleficção (a-tevê). Membro da rede de pesquisadores Obitel-Brasil, núcleo brasileiro do Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva.

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ARTIGOS