Elementos de Screenologia: em direção a uma arqueologia da tela

Autores

  • Erkki Huhtamo

Resumo

Esse artigo parte do princípio que o significado das telas na cultura midiática contemporânea não pode ser completamente apreendido sem que os seus antecedentes sejam explorados e (re)posicionados no contexto de seus próprios tempos. Essa abordagem é de arqueologia de mídias. Conforme aplicada aqui, a arqueologia de mídias pretende demonstrar que, por trás de fenômenos que à primeira vista parecem sem precedentes e futurísticos, encontramos padrões e esquemas que apareceram em contextos anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erkki Huhtamo

Erkki Huhtamo é professor de Media History and Theory na University of California Los Angeles (UCLA), Department of Design | Media Arts. Tem várias publicações sobre artemídia e arqueologia da mídia, sendo pioneiro nessa emergente temática. Seus livros mais recentes são Media Archaeology: Approaches, Applications and Implications (edited with Dr. Jussi Parikka, University California Press, 2011) e Illusions in Motion Media: Archaeology of the Moving Panorama and Related Spectacles (The MIT Press, 2013).

Downloads

Edição

Seção

TRADUÇÕES