Trajetórias e desafios de estudantes na periferia de Vitória/ES
Abstract
Esta pesquisa tem por finalidade traçar a trajetória no ensino médio de estudantes em distorção série-idade de uma escola da rede pública estadual no município de Vitória/ES. Com a ampliação, gratuidade e obrigatoriedade do ensino médio muitas são as dificuldades referentes a permanência na escola e qualidade da educação ofertada. O abandono e evasão escolar tem grande peso na redução dos índices medidores da qualidade da educação e têm se transformado em uma grande preocupação nas políticas públicas. Considerando que na maioria das estatísticas de abandono e evasão escolar destacam-se a população negra, se faz necessária uma abordagem étnico-racial na análise e também sobre juventudes periféricas. As trajetórias escolares serão traçadas a partir de informações oficiais sobre estudantes do ensino médio da rede estadual, censo escolar, relatórios estatísticos e outros documentos forem relevantes e acessíveis ao longo da pesquisa. Como referência para pensar nas desigualdades educacionais e seus efeitos passarei por abordagens presentes em Bourdieu, sobre a instituição escola, e também Boudon na questão das desigualdades educacionais e mobilidade social estreitando para perspectivas sobre a educação no Brasil.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
Artigos