IMPACTOS SOCIAIS DA FEIRA AGROECOLOGICA NO INSTITUTO INSTÍTUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECLOGIA DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS SANTA TERESA.

Auteurs

  • João Luis Frizzera Jr Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Santa Teresa
  • Paula Alberti Bonadiman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Santa Teresa
  • Millena Monteiro Dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Santa Teresa
  • Eduardo France Oza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Santa Teresa
  • Lusinério Prezotti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Santa Teresa

Résumé

Objetivou-se com este trabalho identificar os impactos sociais gerados com a realização de uma feira agroecológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Santa Teresa, para a comunidade escolar e os impactos socioeconômicos na vida dos agricultores. Por meio de perguntas abertas, foi avaliada a opinião de agricultores e consumidores quanto aos aspectos socioeconômicos impactados pela instalação da feira. Como resultado obteve-se que a realização da feira vem possibilitando aos consumidores, acesso a alimentos livres de agrotóxicos, além de ocorrer interação entre alunos de ciências agrárias com o público alvo de formação. O espaço criado vem se transformando em um importante canal de transformação e incentivo à produção agroecológica do município de Santa Teresa-ES.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BOECHAT, P.T.V.; SANTOS, J.L.; Feira livre: Dinâmica espaciais e relações identitárias. Bahia: Universidade Estadual da Bahia – Campus V., 2009.
DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Rio de Janeiro: Revista Brasileira Educação, n.24, p.42, 2003.
DA SILVA, V. M. S. As feiras de base agroecológica em Recife – Pernambuco: Troca de saberes, sabores e ideias sustentáveis. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pernambuco. 2016.
FANTUZZI, Davi. A importância da feiras agroecológicas para as cidades. Carta Maior. 2016. Disponível em <http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Meio-Ambiente/A-importancia-da-feiras-agroecologicas-para-as-cidades/3/36223> Acesso em 24 junho 2018.
INCAPER. Planejamento e programação de ações para Santa Teresa. Programa de assistência técnica e extensão rural PROATER, Secretaria de Agricultura, 2011.
Instituto Kairós; Badue, A.F.B.; Gomes, F.F.F. Caminhos para Práticas de Consumo Responsável: Parceria entre Consumidores e Produtores na Organização de Feiras. São Paulo: Instituto Kairós, p.09, 2011.
KUNESKI, Marcia; CAZELLA, Ademir Antônio; KARAM, Karen Follador. Apoio a consumidores de produtos agroecológicos na região da grande Florianópolis. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 1, n. 2, 2004.
MARTINEZ, E. Os limites do planejamento de produção e comercialização para o abastecimento de feiras agroecológicas o caso de Chapecó (SC). LOVATO, P. E.; SCHMIDT, W.(orgs.) Agroecologia e sustentabilidade no meio rural: experiências e reflexõesde agentes de desenvolvimento local. Chapecó: ARGOS; 2006. p.101-112.

Téléchargements

Publiée

18-10-2018

Numéro

Rubrique

Agroindústria e Economia Rural