AS PEDRAS DE DARWIN: UMA FORMA LÚDICA DE CONSTRUIR UMA FILOGENIA
Abstract
O conteúdo de Evolução é um eixo integrador da Biologia. Já a Sistemática Filogenética é a base da Biologia, uma vez que essa área é responsável pela classificação e o estabelecimento das relações de parentesco entre os organismos vivos. Essas duas áreas são complementares uma a outra. Ao se ensinar ambos os conteúdos, existem diversos obstáculos que dificultam a aprendizagem deles, como questões religiosas e lacunas existentes na formação dos docentes, além da escassez de pesquisas que visam melhorar o ensino dessas temáticas. Para superar esses obstáculos os professores usam de diferentes ferramentas didáticas, dentre elas as atividades lúdicas. O intuito dessa pesquisa é fazer a validação da atividade lúdica para o ensino de Evolução e Sistemática. Para isso, a autora propôs uma atividade lúdica denominada “As pedras de Darwin: uma forma lúdica de construir uma filogenia”, que tem como objetivo a construção de uma árvore filogenética em três dimensões, utilizando palitos de churrasco e bolinhas de isopor. Para construir a filogenia, foi utilizada uma história fictícia, em que são coletadas pedras que são colocadas em caixas com o nome do respectivo local, ao final da história é pedido para que se construa uma filogenia, tendo as pedras e as caixas, como caracteres e táxons, respectivamente. Para verificar os pontos de ajuste da atividade, ela foi distribuída para oito educadores formados em Ciências Biológicas. Ao receberem a atividade, os professores deveriam realizá-la e depois eram convidados a responderem um questionário no Google Forms. O questionário tinha como finalidade apurar quais pontos da atividade deveriam ser adaptados. Perante os resultados foi possível observar que a atividade lúdica proposta nessa pesquisa irá auxiliar no entendimento e na compreensão dos conteúdos de Evolução e de Sistemática Filogenética, já que ela é uma estratégia a ser utilizada no lugar das aulas expositivas tradicionais, visto que atividades lúdicas engajam os alunos e permitem que eles participem da aula ativamente. Além disso, a atividade ainda traz a interface abstrato e concreto, uma vez que ela permite o contato com o concreto, o que facilita a abstração dos conteúdos. Algumas das adequações sugeridas pelos docentes já foram feitas, como a adequação dos táxons que compõem a filogenia e outras ainda virão a ser feitas, como a preparação de um vídeo que oriente a realização da atividade. A atividade lúdica proposta pode ser empregada como ferramenta didática para o ensino de ambos os conteúdos e a consulta aos docentes antes do emprego de uma nova atividade em aula são importantes.