A Base Nacional Comum Curricular e suas propostas referentes a uma educação política no ensino fundamental

Authors

  • Kezia Pereira de Almeida

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular e questionar suas propostas referentes ao assunto política dentro do currículo da educação básica. Em uma análise dos últimos acontecimentos políticos no Brasil, foi possível
perceber uma grande falta de informação por parte dos brasileiros para com o tema política. Levando em consideração que a educação escolar é grande influenciadora na formação dos seres humanos críticos e pensantes, se percebe a necessidade de analisar como o tema está sendo trabalhado no ambiente escolar e dentro do documento normativo para a rede de ensino público e privado. O objetivo do trabalho não foi depreciar a Base Nacional Comum Curricular, até porque ela cumpre formalmente o seu papel em incluir uma política cidadã dentro dos currículos escolares, o papel foi refletir de que forma a BNCC propõem trabalhar o assunto política na pratica. Além disso, o trabalho pretende questionar se essa forma proposta contribui para os atuais problemas existentes na formação política dos cidadãos brasileiros. A base teórica bibliográfica conta com autores como Paulo Freire, Ira Schor e J. Ribeiro e a análise de livros, artigos e da terceira versão da base nacional comum curricular (2018). A partir da análise, se percebe a falta do assunto política enquanto conteúdo metodológico dentro da BNCC, o Assunto não é visto como a atenção merecida que segundo o autor Paulo Freire e de extrema importância, quando o assunto é citado, vem dentro de algum contexto, ou seja, não se tem uma competência especifica voltada para a política, fora dos padrões e misticismos. Esse texto está dividido em dois capítulos.

Palavras-chave: Politica, currículo, educação, BNCC.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

23-12-2020

Issue

Section

Anais da Semana de História