Corpos que ensinam: gordofobia, educação e humanidades

Bodies that teaches: fatphobia, education and humanities

Autores

  • Lysia da Silva Almeida

Resumo

Os corpos estão inscritos por marcas da cultura – e essas marcas produzem lutas. Esse trabalho pretende enfatizar que o corpo gordo se tornou alvo do saber médico, por meio da patologização, como efeito das estratégias disciplinares e biopolíticas; e que por esse e outros motivos os regimes de verdade da sociedade contemporânea desumanizam pessoas gordas. O preconceito social contra gordos impulsiona uma cultura da dieta, que já tem chegado às escolas e trazido consequências. Portanto, defende que a educação tem um compromisso político de tratar da gordofobia. Afirma a temática do corpo como uma potência educativa a ser abordada em espaços de ensino, sobretudo na área de humanidades.


Palavras-chave: Gordofobia; Cultura da dieta; Educação.

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Publicado

23-12-2020

Edição

Seção

Anais da Semana de História