O LÚDICO NA APREDIZAGEM DA HISTÓRIA, UMA PESQUISA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
O ensino de História nas séries iniciais enfrenta dificuldade por ser uma disciplina que os alunos geralmente não reconhecem a importância para o seu desenvolvimento. Ela acaba, muitas vezes, sendo tida como uma disciplina “decoreba” e “enfadonha”. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise dos livros de História do 5º ano do Ensino Fundamental, trazendo sugestões da utilização do lúdico como estratégia para motivar o processo de aprendizagem. O método da pesquisa é a revisão de literatura com obras e artigos sobre o tema de autores clássicos e contemporâneos como Zambotti (1990), Reis (1996), Bittencourt (2004), Almeida (2010), Rocha (2013), dentre outros que estudam o ensino de História; e a análise dos livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental e de sugestões de jogos que contemplem o conteúdo, como os destacados em um Blog específico de Jogos para o ensino de História e Geografia. O uso dos jogos selecionados para o conteúdo do livro didático do 5º ano pode tornar o aprendizado da disciplina mais prazeroso e despertar maior interesse dos alunos pelos conteúdos aplicados.
Palavras-chaves: Lúdico. Ensino. História. Aprendizagem. Livros Didáticos.