ESTUDO DE CASO:

O PACIENTE COM O DIAGNÓSTICO DE AUTISMO E O PAPEL DO BRINCAR

Autores

  • Olivia Biss Mathias CEUNES- MESTRANDA
  • Regina Célia Mendes Senatore

Resumo

Resumo

O tema proposto retrata a estória de Maome uma criança com autismo, nome fictício que os autores do trabalho utilizaram, ele fará parte do estudo de caso para a escrita da dissertação de mestrado da autora Mathias, o estudo tem como principal objetivo mostrar a importância do brincar para o sujeito com o diagnóstico de autismo, Maome veio de um encaminhamento do âmbito escolar e neurológico, a metodologia empregada durante os sete (07) encontros foi através da observação, escuta, análise utilizando o brincar pelo viés psicanalítico, ele ainda não possui a verbalização formada, por isso os pesquisadores do trabalho utilizaram o brincar, sendo uma ferramenta para o seu inconsciente se manifestar e obter a sua escuta, através dele Maome poderá manifestar as suas aflições e ressignificar. O brincar deve fazer parte de todo ser humano, inclusive das crianças, principalmente as que possuem o diagnóstico de autismo, Maome é somente um em meio a milhares de infantes com esse diagnóstico, o artigo possui enorme relevância para poder articular um dos significados do autismo para a psicanálise e as possíveis intervenções nessa abordagem teórica.

Palavras-Chave: Estudo de Caso. Psicanálise. Autismo. Inconsciente. Brincar.

 

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Publicado

12-11-2021