POLÍTICA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DA INSERÇÃO DAS EQUIPES “APOIE” NA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

Abstract

Este estudo refere-se à construção de dissertação de mestrado, tendo como tema: Dialoga sobre a inserção das equipes da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar-APOIE (composta por profissionais de psicologia e serviço social) na rede pública estadual de ensino do Espírito Santo, com foco na educação especial em uma perspectiva inclusiva. Objetivo: Analisar a inserção das equipes APOIE no ensino da educação básica na perspectiva da educação inclusiva. Referencial Teórico: Dialoga com os autores da perspectiva da sociologia figuracional tendo como base teórica o sociólogo Norbert Elias, discutindo sobre as relações de poder e interdependência na constituição da comunidade escolar. Metodologia: A pesquisa configura-se como qualitativa de tipo etnográfico, sendo utilizado enquanto método, a pesquisa bibliográfica, análise documental e a pesquisa de campo em 01 (uma) escola da rede pública estadual, modalidade integral e de característica urbana, selecionada pelo maior número de estudantes matriculados no Atendimento Educacional Especializado-AEE.  Os instrumentos metodológicos a serem utilizados nos procedimentos, consistem na observação participante e grupo focal. A observação participante se dará no acompanhamento da atuação das equipes APOIE no cotidiano escolar. O grupo focal será realizado na escola com a participação da(o) assistente social, psicólogo(a), diretor(a), coordenador(a) pedagógico ou pedagogo(a), coordenador(a) de turno, um(a) professor do AEE e do ensino regular, estudante (de preferência do AEE) e responsável familiar, totalizando a participação de 09 (nove) integrantes. Os dados da pesquisa serão tratados através da análise descritiva. Considerações finais: Espera-se obter reflexões quanto à análise das diretrizes de atuação e a prática das equipes APOIE no cotidiano escolar, que contribuirão com possíveis alinhamentos referentes à integração dos membros da escola. Obter registros da atuação da referida equipe, identificando suas contribuições, desafios e avanços na inserção da equipe na educação básica, tendo em vista que se trata de uma inserção recente destes profissionais na educação básica estadual e compreender as relações sociais de poder existentes na implantação e implementação da equipe APOIE na comunidade escolar.

 

Author Biography

  • Isabel Matos Nunes, Centro Universitário Norte Capixaba - CEUNES /Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espirito Santo. Professora Adjunto II da Universidade Federal do Espírito Santo/Ceunes/São Mateus. Professora permanente do PPGEEB/UFES/Ceunes. Coordenadora do Curso de Pedagogia. 

Published

29-12-2025