A LITERATURA DE CORDEL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Abstract
O presente trabalho visa discutir as possibilidades da Literatura de Cordel como instrumento didático para estudantes público-alvo da Educação Especial em uma escola pública no município de Vitória, no qual foi realizada no ano de 2019. Nesse sentido, a literatura de cordel pode ser utilizada para melhoria das expressões orais e escritas, tornando-se um recurso didático e lúdico, por ter como característica a linguagem rítmica, além do diálogo com outras expressões culturais e artísticas. Desse modo, foi realizada uma abordagem qualitativa que consistiu na observação dos processos de escrita de dois discentes, sendo uma discente que possui epidermólise bolhosa e o outro estudante possui transtorno do espectro autista. Analisamos o percurso do processo de escrita dos estudantes, no qual utilizamos como instrumentos metodológicos: o diário de campo, fotografias e o texto redigido pelos discentes. As produções textuais foram realizadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Como aporte teórico, utilizamos como referência Freire (1996) que traz as concepções de ensinar e a criação das possibilidades para autonomia, em que esse processo de autonomia é algo intrínseco para promoção da participação desses sujeitos na sociedade. Trazemos a primazia que estes estejam devidamente incluídos dentro da comunidade escolar.