O TRABALHO COLABORATIVO COMO AÇÃO PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Graziéli Venturine Ahnert Bernardo UFES
  • Micheli Fontes Nunes
  • Rita De Cassia Cristofoleti

Resumen

Esse estudo é um relato de experiência, a partir de uma ação pedagógica desenvolvida pelo trabalho colaborativo e evidências de uma aprendizagem inclusiva por meio do Desenho Universal de Aprendizagem – DUA. O objetivo do estudo é demonstrar a ação do professor de Educação Especial que traz possibilidades de ensino-aprendizagem a todos os estudantes mediando a ação de atividades elencadas por caminhos alternativos que promovem o desenvolvimento dos estudantes, fomentando a parceria entre professor de sala comum e professor de Educação Especial. Baseado na pesquisa participante e estudo de caso como estratégia de investigação para aproximar ao máximo da realidade da teoria e prática. Fica evidenciado que a mediação do professor da Educação Especial é crucial para o desenvolvimento cognitivo, social, motor, afetivo, entre outros, capaz de promover um ambiente inclusivo e de respeito. E isso só é possível, se o professor entender a potencialidade da prática de atividade flexibilizada a partir de caminhos alternativos que respeitem as particularidades de cada aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

25-11-2024