UM OLHAR PEDAGÓGICO ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI

Auteurs

  • ANA LUCILA RIBEIRO DANTAS FAGUNDES LIETE UFES
  • Fabiana Ferreira Pinheiro
  • Isabel Matos Nunes
  • Rita de Cássia Cristofoletti

Résumé

O artigo está relacionado aos estudos elencados na disciplina Ensino e Educação Especial no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica relacionado às teses de Vigotski, psicólogo russo, proponente da Psicologia Histórico-Cultural que versa contribuições para o desenvolvimento da pessoa com deficiência. Apresenta um breve panorama da história da Educação Especial e tem como objetivo desvelar algumas contribuições através dos conceitos e estudos desenvolvidos dentro desta perspectiva com foco nas práticas pedagógicas relativas aos alunos com deficiência. Justifica-se, pois, embora, tenha morrido jovem suas pesquisas e ideias influenciaram pensadores da época e ainda continuam a influenciar na atualidade. Seus estudos foram inovadores causando um impacto na psicologia e pedagogia, assim suas ideias têm sido bastante discutidas na atualidade. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu na sintetização dos estudos durante a disciplina. Conclui que as reflexões de Vigotski relacionadas à educação da pessoa com deficiência possibilita pensar uma proposta que ressignifique as práticas pedagógicas desenvolvidas para os alunos com deficiência.

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

25-10-2023