EDUCAÇÃO ESPECIAL: POLÍTICAS DE INCLUSÃO

Auteurs

  • ANA LUCILA RIBEIRO DANTAS FAGUNDES LIETE UFES

Résumé

A educação brasileira vivencia um momento importante com a inclusão de alunos com deficiência, entretanto, tem sido um dos maiores desafios, a proposta da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) aspira descaracterizar a deficiência como obstáculo físico da aprendizagem, na intenção de incluir a todos no processo educacional. Neste propósito, este trabalho busca refletir sobre as políticas de inclusão no contexto atual da educação brasileira. Justifica, pois a diretriz central da política mexe com toda a estrutura escolar, pois depreende de acessibilidade, não apenas arquitetônica, mas no sentido de possibilitar que os alunos público da Educação Especial façam parte do processo educacional.  Junto a isto, tenciona os embates no cenário das escolas, visto o processo de implementação dessa política é precedida e sucedida por uma série de legislações com orientações e normativas que, aspira a construção de uma educação inclusiva no Brasil. Desta maneira, a opção metodológica foi pela revisão bibliográfica de leis, decretos e resoluções de âmbito federal pertinentes ao objeto de estudo, sendo: Constituição Federal de 1988, Lei 9.396/96, Lei nº 10.098/2000, Lei nº 10.436/2002, Lei nº 13.005/2014, Lei nº 13.146/2015, Lei nº 12.764/2015, Decreto nº 5626/2005, Decreto nº 7611/2011, Decreto nº 10.502/2020, Decreto nº 11.370/2023 , Resolução CNE/CEB 2/2001. Neste sentido, as análises apresentadas permitem perceber que a perspectiva inclusiva é algo que ainda está sendo construída no cenário educacional e para tanto necessita de investimentos que contribuam na implementação das ações desta política e ainda é preciso que a concepção da inclusão seja consolidada no interior das escolas e das redes de ensino, haja vista, as escolas refletem a sociedade em si, assim os professores e também os alunos, carregam para dentro dela todas as suas contradições. Desta forma, é fundamental que a construção do processo inclusivo dentro das escolas seja provocado com intuito destas perceberem não apenas a inclusão como direito e ou respeito as diferenças, mas também perceber a deficiência, não como impedimento da aprendizagem, mas como possibilidades diferentes de aprender, só assim teremos uma educação inclusiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

25-10-2023