“SOMOS TÃO JOVENS”
SONHOS, MEDOS E ANSEIOS DO ESTUDANTE CAPIXABA DE ENSINO MÉDIO
Résumé
A presente pesquisa visa responder a seguinte pergunta: “Quais são os sonhos, medos e anseios do estudante brasileiro do Ensino Médio?”. Diante desta problemática optou-se por uma pesquisa fundamentada em autores considerados relevantes para o meio educacional fazendo uso principalmente de artigos acadêmicos, à luz do tema central “Aflições e sonhos dos adolescentes enquanto membros de um cotidiano escolar”. A criança que adentra o ensino médio, não está conquistando apenas etapas educacionais, mas ampliando a sua formação psíquica e social, pois abandona-se as brincadeiras infantis e alcança-se a puberdade. Para responder às questões de estudo, com o objetivo de analisar estudantes através de um questionário com perguntas discursivas, que foram entregues aos alunos de uma escola pública de Ensino Médio. E, visando preservar as identidades dos envolvidos neste estudo, os alunos de 1º e 3º ano participantes da pesquisa receberam nomes de personagens fictícios. Acredita-se que não é possível encontrar uma receita pronta a entregar a estes estudantes sonhadores de seus futuros, entretanto com esta abordagem observou-se que é preciso intervenções da escola, que apesar das indisposições, possa reforçar a importância da educação, pois acredita-se que ela é uma chave que abre portas de possibilidades, e modifica assim realidades.