Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
Estudo de caso numa escola da rede pública municipal em São Mateus - ES
Résumé
O presente trabalho apresenta o conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) elaborado por Lev Semenovitch Vygotski no início do século XX para se entender os processos psicológicos de aprendizagem. Tais processos são cruciais para o desenvolvimento de práticas que venham a contribuir para a aprendizagem. Esse trabalho aborda as áreas do comportamento organizacional, aprendizagem e práticas colaborativas no ambiente da sala de aula, considerando que a inserção do aluno numa sala de aula deve vir acompanhada da prática de proporcionar um ambiente de interação social. Fazendo uso de metodologia de pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, buscou-se elucidar estas relações apresentando estudo de caso e exemplos práticos relacionado ao estudante Carlos Henrique Roberto Pereira, membro de uma comunidade escolar do Município de São Mateus. Conclui-se como possível e importante a utilização da ZDP como uma alternativa na compreensão dos mecanismos de aprendizado do comportamento dos indivíduos dentro de uma organização em sala de aula e de sua interação junto aos demais membros da comunidade escolar.