A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO REGULAR
UMA INTERVENÇÃO EM CONSCIENTIZAÇÃO FONOLÓGICA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA.
Résumé
Este artigo apresenta o resultado de um trabalho de campo realizado como requisito parcial para aprovação na disciplina de PIEPE V, sob orientação das professoras Drª Rita de Cássia Cristofoleti e Drª Isabel Matos Nunes.
Trata-se de um projeto de intervenção educacional, desenvolvido no contexto da Educação Especial, focando na inclusão de um aluno com TEA, com nome fictício “Mikael", em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. A proposta foi a conscientização fonológica utilizando recursos pedagógicos baseados no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como: atividades lúdicas de onomatopeias para introduzir os fonemas, atividades com articulações faciais e aliterações das famílias silábicas, utilizando o sussurrofone e recursos de comunicação alternativa: prancha de comunicação e chaveiro pessoal. A pesquisa se fundamenta em diretrizes legais e teóricas que garantem o direito à educação inclusiva, destacando a importância de práticas pedagógicas adaptadas às necessidades específicas de alunos com deficiência. Os resultados obtidos evidenciam que uma perspectiva inclusiva beneficia a todos, já que a generalidade, é em realidade, heterogênea.