POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS DA META 4 DO PNE

Auteurs

  • Ana Lucila Ribeiro Dantas Fagundes UFES
  • Fabiana Ferreira Pinheiro
  • Isabel Matos Nunes

Résumé

Este artigo aborda as políticas de formação docente e Educação Especial compreendendo no Plano Nacional de Educação - PNE, estabelecido pela Lei nº 13.005/2014 e prorrogado até 2025, o compromisso com a Política de Educação Especial inclusiva no Brasil, que garante o direito à educação de qualidade para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Sua relevância atrela à compreensão que a formação adequada dos professores é um fator crucial para que essa meta seja alcançada. Apresenta em seu objetivo analisar os principais desafios que envolvem a Meta 4 do PNE no que tange à formação docente para a Educação Especial. A metodologia da pesquisa bibliográfica utilizada se fundamenta em documentos que discutem a política de formação docente e as políticas da Educação Especial apoiada na Sociologia Figuracional de Norbert Elias. Conclui que os principais desafios relacionados a Meta 4 são: a falta de formação específica para a Educação Especial nas grades curriculares dos cursos de pedagogia e de formação de professores, a escassez de recursos financeiros para a implementação de políticas inclusivas e a teoria nos cursos de formação, distante da prática e a formação continuada frequentemente negligenciada.

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Publiée

25-11-2024