MODELAGEM MATEMÁTICA COMO COMPETÊNCIA E A PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Auteurs

  • ANA PAULA SANTOS PEREIRA Universidade Federal do Espírito Santo
  • VALDINEI CEZAR CARDOSO Universidade Federal do Espírito Santo

Résumé

Este estudo investiga o papel da produção de vídeos digitais no desenvolvimento da competência de modelagem matemática para a aprendizagem dos conceitos de área e de perímetro de figuras planas. O público-alvo é uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de uma cidade do Norte do Espírito Santo. Além disso, buscamos identificar as competências desenvolvidas pelos alunos durante as atividades de Modelagem Matemática. A pesquisa é de natureza qualitativa, classificada como exploratória. Os dados serão coletados por meio do diário de bordo, do questionário, de gravações em áudios e vídeo, dos registros das atividades e dos vídeos produzidos pelos estudantes. A análise dos vídeos será fundamentada na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard E. Mayer, complementada por estudos sobre Modelagem Matemática como competência, a fim de avaliar as atividades de modelagem desenvolvidas pelos alunos. Esperamos demonstrar que a produção de vídeos digitais contribui para o desenvolvimento e a mobilização das competências em Modelagem Matemática, facilitando a aprendizagem dos conceitos de área e perímetro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

ANA PAULA SANTOS PEREIRA, Universidade Federal do Espírito Santo

Aluno (a) do Mestrado em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo.

VALDINEI CEZAR CARDOSO, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor (a) do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo.

Téléchargements

Publiée

25-11-2024