AS IMPLICAÇÕES TEÓRICAS DE VIGOTSKI NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS INFÂNCIAS
Résumé
Este artigo tem por objetivo examinar as contribuições de Vigotski no âmbito dos processos educacionais de infâncias, a partir das concepções de sua teoria histórico-cultural, pondo em evidencia a função das interações sociais no cenário cultural, no que se refere ao desenvolvimento das crianças. Busca-se demonstrar as infâncias como protagonistas sociais, em suas relações estabelecidas entre pares, na produção e apropriação da cultura. Pretende-se discutir, sob o aporte das concepções vigotskianas, os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal, de mediação docente nas ações pedagógicas e da relevância da linguagem, sobre a importância desses conceitos nos processos de ensino-aprendizagem das infâncias. Por meio dos resultados das pesquisas, evidenciadas em suas teorias, discutiremos, à luz deste autor, sobre o desenvolvimento das infâncias, através de metodologias colaborativas, onde a brincadeira e as interações atuam como elementos essenciais na composição de aptidões cognitivas e sociais. Ao final desta comunicação, salienta-se a dimensão da pertinência das ideias, a partir do ponto de vista de Vigotski, na atualidade, relacionadas às atividades pedagógicas que proporcionam aprendizagens práticas, sustentadas nos pilares da mediação.