Ressignificando a Biologia Celular em um Projeto de Iniciação Científica Júnior

Autores

  • Piter Vinicius Marques da Silva UFES
  • Kelly Cristina Paes
  • Karina Carvalho Mancini

Resumo

O presente trabalho refere-se aos resultados obtidos no projeto de Iniciação Científica Júnior ‘Pandemia e Divulgação Científica: Ressignificando a Biologia Celular’ desenvolvido pelo Centro Estadual Integrado de Educação Rural em Boa Esperança/ES e a Ufes, Campus São Mateus/ES. O objetivo do projeto foi redefinir a Biologia Celular à luz do protagonismo de cinco alunos da Educação Básica participantes. Para tanto, foram realizados encontros em ambas as instituições envolvendo: metodologias ativas; observação de materiais biológicos em microscópio com roteiros investigativos; manipulação e construção de modelos tridimensionais de células e organelas e a elaboração de lapbooks como atividade final. Durante o ano de 2022, quando as atividades foram desenvolvidas, os alunos participantes vivienciaram de forma lúdica e ativa os conteúdos de Biologia Celular produzindo materiais com consciência crítica e significado. Tanto os modelos tridimensionais quanto os lapbook mostram a maturidade científica dos envolvidos, o que tornou esse conteúdo mais concreto e representativo. Além disso, projetos dessa natureza aproximam os alunos da Educação Básica no ambiente acadêmico e permitem o desenvolvimento de estratégias extensionistas da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-03-2023