EDUCAÇÃO ESPECIAL: Uma reflexão sobre educação inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Autores

  • Dhones Elias dos Santos Centro Universitário Norte do Espírito Santo/ Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Lucila Ribeiro Dantas Fagundes

Resumo

Atualmente, a educação está em constantes mudanças em seu currículo, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa para os estudantes, entretanto, devido a vários fatores, existe um caminho desafiador para alcançar uma educação de qualidade, principalmente quando se trata de educação inclusiva e os direitos que respaldam alunos com deficiência, haja vista no Brasil, existem leis que garantem direitos para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como por exemplo a Lei nº 9.394/1996, Lei nº 13.146/2015, Lei nº 12.764/2012, e o Decreto nº 7.611/2011, logo, é necessário conhecimento sobre essas leis, para que os direitos sejam respeitados. Para tanto, este trabalho discute em seu objeto de estudo como tem sido promovida a inclusão escolar dos alunos com TEA. Apresenta em seu objetivo relatar o processo de inclusão escolar de alunos com TEA. A metodologia participativa do tipo relato de caso ancorou este trabalho. O relato concentra na experiência do primeiro autor durante sua trajetória profissional como estagiário de apoio inclusivo com alunos com TEA. Os resultados apontam para a falta de informação por parte de pais e professores, quando se trata de alunos com TEA, e suas especificidades, bem como, possuem desconhecimento sobre estratégias para a inclusão escolar destes alunos e ainda sobre a proposta do Atendimento Educacional Especializado. Conclui que a inclusão escolar parece não ser efetiva neste contexto, desta forma é essencial sensibilizar a comunidade externa sobre a importância da inclusão escolar, desmistificando mitos e provocando a empatia. Também faz necessária formações docentes, com o intuito de provocar reflexão sobre metodologias e práticas em sala de aula, e gerar conhecimento sobre o espectro, sugerindo assim, abordagens que podem ser inseridas em sala de aula, com a finalidade de promover a inclusão escolar dos alunos com TEA.

 

Palavras-chave: Inclusão escolar. Transtorno do Espectro Autista. Aprendizagem.

 

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Publicado

25-11-2024