A EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Resumo
O estudo ora proposto está vinculado ao projeto de Iniciação Científica, edital PIIC 2023/2024 da Universidade Federal do Espírito Santo e se propôs a pesquisar as práticas pedagógicas instauradas na Sala de Recursos Multifuncionais com um estudante com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Ensino Fundamental de São Mateus/ES. Fundamentou-se teórica e metodologicamente na perspectiva Histórico-Cultural de desenvolvimento humano elaborada por Vigotski e em seus estudos sobre a defectologia (2011, 2012). Foi possível, com essa pesquisa, compreender as práticas pedagógicas que são realizadas na sala de recursos multifuncionais, assim como, propor intervenções no sentido de contribuir para a aprendizagem do estudante investigado trazendo perspectivas educacionais relevantes no que diz respeito aos atendimentos educacionais especializados e as práticas pedagógicas que são nesse espaço realizadas.