A INCLUSÃO DE ESTUDANTES DIAGNOSTICADOS COM TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA ESCOLAR

Autores/as

Resumen

A pesquisa intitulada com o Tema: "A inclusão de Estudantes diagnosticados com TEA - Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades na organização da prática escolar" tem como objetivo investigar os principais desafios e as possibilidades na organização da prática escolar para incluir os alunos com TEA no processo de ensino e aprendizagem numa escola de ensino fundamental, anos finais, no município de Conceição da Barra-ES. Tendo como principal referencial teórico os estudos de Defectologia de Lev Vygotsky o qual busca compreender como a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo são influenciados pelas interações sociais e pelo contexto cultural em que o indivíduo está inserido. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa a qual tem como metodologia a pesquisa-ação colaborativa-crítica que será realizada em três etapas, sendo elas: observação, intervenção e reuniões com o grupo focal em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Conceição da Barra-ES no período de cerca de 6 (seis) meses, tendo como participantes da mesma a equipe pedagógica, professores que lecionam numa turma do Ensino Fundamental – Anos Finais, professor (a) do Atendimento Educacional Especializado e em torno de 25 estudantes da turma. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados serão formulário com o registro das observações da turma, registro das reuniões do grupo focal, pesquisa semiestruturada, através de estudos e análises de documentos oficiais, tanto no ambiente escolar quanto na Secretaria Municipal de Educação de Conceição da Barra e análise documental das leis, decretos, pareceres, portarias, resoluções e outras. Os resultados esperados da pesquisa são de uma real contribuição no contexto da inclusão de alunos diagnosticados com TEA no contexto da escola regular aonde será desenvolvida a pesquisa e contribuir com a reflexão e formação dos professores.

Biografía del autor/a

  • Aline Francisco Crispim Assis, UFES

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Especialização Lato-sensu em Gestão Escolar com ênfase em administração, supervisão e orientação escolar pela Faculdade Vale do Cricaré (2007) e pela Escola de Gestores da UFES (2013). Graduada em Letras/Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2021). Já atuou nas diversas áreas da Educação Básica nos municípios de Conceição da Barra-ES e São Mateus-ES nos quais é servidora pública efetiva. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo, campus CEUNES em São Mateus. (Texto informado pelo autor)

  • Isabel Matos Nunes, UFES

    Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, formação de professores, atendimento educacional especializado e educação. É professora do Curso de Pedagogia nas áreas de Gestão Escolar e Educação Especial e atua no Programa de Pos Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus/Ceunes. É membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Ceunes/UFES e da Comissão Permanente de Apoio à Acessibilidade do Ceunes/Ufes. (Texto informado pelo autor)

Publicado

29-12-2025