Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Química: Alimentação como tema gerador

Autores

Resumo

Este trabalho parte da elaboração e aplicação de uma proposta metodológica fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) de modo a superar os desafios de engajamento e a abstração inerentes ao ensino de conceitos complexos de Química a partir da contextualização, tendo a “Alimentação” como tema gerador do processo. O objetivo principal é investigar como a ABPj pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio. A metodologia de pesquisa adotada segue os princípios da Pesquisa Baseada em Design (PBD), de natureza qualitativa. A intervenção será aplicada em uma turma de 2ª série do Ensino Médio, que integra o itinerário “Matemática e Ciências da Natureza” ofertado por uma escola pública em Nova Venécia/ES, e os dados serão coletados por meio da triangulação de instrumentos, como o diário de campo, a análise documental das produções dos estudantes e entrevistas semiestruturadas. Como resultados, espera-se não apenas observar os efeitos da estratégia na aprendizagem dos estudantes, mas também gerar princípios de design que possam orientar futuras práticas pedagógicas no ensino de Química.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos. Ensino de Química. Novo Ensino Médio. Alimentação. Pesquisa Baseada em Design.

Biografia do Autor

  • SANTOS, João Vitor Santana dos, Ufes campus São Mateus

    Técnico em Mineração pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes campus Nova Venécia) e licenciado em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes campus São Mateus). Especialista em Metodologias Ativas e Inovação na Aprendizagem (Faculdade Multivix Serra) e atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/Ufes campus São Mateus). Professor de Química na Escola Estadual de Ensino Médio Dom Daniel Comboni, em Nova Venécia/ES.

  • MENDES, Ana Nery Furlan, Ufes campus São Mateus

    Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universidad Autonoma de Barcelona. Graduada em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente de Química do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (campus São Mateus). Participa como Membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na qual, atualmente, exerce o cargo de Coordenadora Adjunta. Participa como coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Química Licenciatura da UFES, campus São Mateus. As principais linhas de pesquisa são: Ensino de Química (desenvolvimento de materiais pedagógicos e metodologias diferenciadas; uso de metodologias ativas; formação de professores); Uso de resíduos agrícolas como bioadsorvente.

Downloads

Publicado

29-12-2025