Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton

Autores

  • Karina Spinelli Gera
  • Camila de Araújo Beraldo Ludovice

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v3i1.28462

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar seis imagens fotográficas sob o mesmo tema e figura produzidas pelo fotógrafo e publicitário italiano Oliviero Toscani, para campanhas da marca Benetton. As imagens escolhidas estão inseridas no livro “A publicidade é um cadáver que nos sorri”. Recorrer-se-á ao arcabouço teórico da semiótica francesa e seus desdobramentos da semiótica plástica e o semissimbolismo. As imagens escolhidas foram produzidas para a coleção da marca United Colors of Benetton entre 1989 a 1993 e abordam temas de cunho social, político e religioso. Sendo assim, procuramos descrever o sentido construído nos textos não verbais através da semiótica plástica e do semissimbolismo.

Palavras-chave: fotografia; publicidade; semiótica-plástica; semissimbolismo.

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Biografia do Autor

Karina Spinelli Gera

Mestre em Linguística pela Universidade de Franca. Franca, Brasil. E-mail: karinagera@gmail.com

Camila de Araújo Beraldo Ludovice

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara. Professora permanente do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade de Franca. Franca, Brasil. E-mail: camilaludovice@gmail.com

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Publicado

31-07-2016

Como Citar

Gera, K. S., & Ludovice, C. de A. B. (2016). Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton. Simbiótica. Revista Eletrônica, 3(1), 18–53. https://doi.org/10.47456/simbitica.v3i1.28462

Edição

Seção

Artigo