Introdução: em tempos de pandemia... para um pós-epidêmico como oportunidade virtuosa

Autores

  • Léo Peixoto Rodrigues Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Everton Garcia da Costa Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)
  • Eduardo Rosa Guedes Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30978

Resumo

Talvez seja precipitado escrever sobre a pandemia de Covid-19 e, mais ainda, sobre o tema que pouco a pouco vem surgindo, o pós-pandemia, quando ainda estamos em meio à propagação do novo coronavírus e, no caso do Brasil, com a “curva ascendente”. As ciências sociais são mais cautelosas e geralmente recomendam que tomemos o necessário e prudente distanciamento temporal dos fatos. Entretanto, as mesmas boas razões que apontam para a prudência, também apontam para a necessidade de imediatas reflexões sociais sobre este surpreendente fenômeno que está assolando a sociedade como um todo, e “contaminando” seus diferentes sistemas. Afinal de contas, todas as ciências estão sendo desafiadas e convocadas, implícita ou explicitamente, a se manifestarem. Tal espírito de “reflexão imediata” norteia não apenas este artigo introdutório, como os demais artigos que compõem o dossiê temático “Em tempos de pandemia: para um pós-epidêmico como oportunidade virtuosa”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léo Peixoto Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas – FAPA-RS; Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais – URGS; Mestre e Doutor em Sociologia – UFRGS; Professor Associado do Instituto de Filosofia, Sociologia e Ciência Política e dos programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Ciência Política da UFPel.

Everton Garcia da Costa, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Doutor em Sociologia pela UFRGS. Licenciado em Letras e Mestre em Ciências Sociais pela UFPel. Professor substituto no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Eduardo Rosa Guedes, Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel)

Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de Estudos sobre Sociologia da Religião, promovido pelo LABIS (Laboratório de Investigação Sociológica - LABIS/UFSM). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma Universidade. Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

15-06-2020

Como Citar

Rodrigues, L. P., Costa, E. G. da, & Guedes, E. R. (2020). Introdução: em tempos de pandemia. para um pós-epidêmico como oportunidade virtuosa. Simbiótica. Revista Eletrônica, 7(1), 1–10. https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30978