Análise da imagem do serviço social e dos assistentes sociais da imprensa escrita portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i2.39252Resumo
Este artigo pretende ser uma primeira aproximação exploratória de análise da imagem, em Portugal, do Serviço Social na imprensa, durante a fase da pandemia (de março de 2020 a março de 2021). Escolhemos dois jornais de relevância no país: o “Público” e o “Expresso” na versão on-line com o intuito de compreender se existem notícias, reportagens, artigos de opinião etc. acerca do Serviço Social e das assistentes sociais de modo a entender qual a imagem que essas peças transmitem. Nos dois jornais, foram publicadas no período em análise, 73 peças jornalísticas sobre o assunto. Concluímos que existem nas diferentes peças quatro “perfis” de assistentes sociais: i) de garante alimentos; ii) de burocrata; iii) de “missionário” e; iv) de crítico.
Palavras-chaves: serviço social; assistente social; imagem pública do serviço social; relação com a imprensa.
Abstract
This article aims to be a first exploratory approach to analyse the image, in Portugal, of the social work in the press, during the pandemic phase (from March 2020 to March 2021). We have chosen two newspapers of relevance in the country: "Público" and "Expresso" in the online version with the aim of understanding if there are news, reports, opinion articles, etc. about social work and social workers in order to understand what image these pieces convey. In the two newspapers 73 journalistic pieces on the subject were published in the period under analysis. We concluded that there are in the different pieces 4 "profiles" of social workers: i) of food guarantor; ii) of bureaucrat; iii) of "missionary" and; iv) of critic.
Keywords: social work; social worker; public image of social work; relations with the press.
Resumen
Este artículo pretende ser una primera aproximación exploratoria para analizar la imagen, en Portugal, del trabajo social en la prensa durante la fase de pandemia (de marzo de 2020 a marzo de 2021). Hemos elegido dos periódicos de relevancia en el país: "Público" y "Expresso" en su versión online con el objetivo de conocer si existen noticias, reportajes, artículos de opinión, etc. sobre el trabajo y los trabajadores sociales para entender qué imagen transmiten estas piezas. En los dos periódicos se publicaron 73 piezas periodísticas sobre el tema en el periodo analizado. Concluimos que existen 4 "perfiles" de trabajadores sociales en las diferentes piezas: i) de garante de la alimentación; ii) de burócrata; iii) de "misionero" y; iv) de crítico.
Palabras clave: trabajo social; trabajador social; imagen pública del trabajo social; relación con la prensa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jacqueline Ferreira Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).