Interseccionalidade nos Jogos Digitais
uma análise dos jogos Celeste e GTA San Andreas
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v12i2.47281Palavras-chave:
jogos digitais, Interseccionalidade, gênero, raçaResumo
Entendendo os jogos digitais como dispositivos midiáticos que produzem saberes por meio de múltiplas relações de poder, nos preocupamos neste estudo em rastrear como a ferramenta da interseccionalidade orienta a produção dos jogos digitais, a partir da análise dos jogos Celeste e Grand Theft Auto: San Andreas. Optamos por uma análise de conteúdo dos elementos dos jogos (personagens, narrativas e contextos), a partir da observação do cruzamento entre categorias de opressão, agenciamentos e formas de resistência que moldam o conteúdo dos jogos analisados. A análise de Celeste revela como a luta de Madeline reflete as complexas interações entre identidade de gênero, saúde mental e marginalização social, destacando os desafios internos e externos enfrentados por pessoas transexuais. Em GTA: San Andreas as intersecções influenciam as experiências de CJ e refletem as realidades sociais de discriminação e opressão retratadas no jogo.
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