AGRONEGÓCIO, REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E O AVANÇO DA URBANIZAÇÃO NA FRONTEIRA AGRÍCOLA DO BIOMA CERRADOS DO CENTRO-NORTE DO BRASIL

Autores/as

Resumen

Objetiva-se, nesse texto, abordar de que maneira as transformações produtivas do campo produzem novas dinâmicas econômicas e espaciais no espaço urbano regional. Busca-se analisar a manifestação desse fenômeno na fronteira agrícola dos cerrados do centro-norte do Brasil. Trata-se de um novo espaço regional cuja expansão produtiva associada ao agronegócio conduz a um intenso processo de urbanização com reflexos na dilatação do espaço urbano, nas transformações no mercado de trabalho e no surgimento de novas modalidades de conflitos sociais. Tal urbanização, que atinge um grupo de cidades regionais, é reflexo dos crescentes fluxos migratórios de pessoas de áreas rurais do entorno regional e de outras lugares do país. O controle da terra por um seleto grupo de proprietários, os quais a transformam em mercadoria passível de especulação imobiliária, revela uma das dimensões da segregação socioespacial desse espaço urbano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vicente Eudes Lemos Alves, Departamento de Geografia, Instituto de Geociências (Unicamp)

Professor de Geogradia Humana no Depto de Geografia, do Instituto de Geociências (IG) - Unicamp

Citas

ALVES, Vicente E. L. (Org.). Modernização e regionalização nos cerrados do Centro- Norte do Brasil: Oeste da Bahia, Sul do Maranhão e do Piauí e Leste de Tocantins. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2015. 351p.
ALVES, Vicente E.L. O mercado de terras nos cerrados piauienses: modernização e exclusão. In: Agrária, São Paulo, nos. 10/11, 2009. p. 73-98.
BECKER, Bertha K. Geopolítica da Amazônia: a nova fronteira de recursos. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982. 233p.
CORRÊA, Roberto Lobato, (2006). Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. 336p.
DAMIANI, Amélia Luísa. “Urbanização crítica e situação geográfica a partir da metrópole de São Paulo”. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (Orgs.). Geografias de São Paulo: representação e crise da metrópole. São Paulo: Contexto, 2004. p. 19-58.
ELIAS, Denise, (2011). “Agronegócio e novas regionalizações no Brasil”. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v.13, n.2, nov, 2001. p. 154-167.
FREDERICO, Samuel. “As cidades do agronegócio na fronteira agrícola moderna brasileira”. Caderno Prudentino de Geografia [AGB], Presidente Prudente, n. 33, v.1, jan/jul, 2001. p.5-23.
IANNI, Octavio, (2004). Estado e capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 2004. 274p.
OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. “A Geografia Agrária e as Transformações Territoriais Recentes no Campo Brasileiro”. In CARLOS, A. F. A. (org.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2002. p.63-110.
SANTOS, Milton. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2004. 440p.
SANTOS, M. & Silveira, M.L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2001. 433p.
SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Hucitec, 193. 157p.

Publicado

07-12-2019

Número

Sección

GT-13: Transformações no campo e nas cidades em um contexto de globalização