COMÉRCIO INFORMAL NO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DO RIO DE JANEIRO
Resumen
O mundo do trabalho vem passando por uma grande precarização e desestruturação, fruto da ascensão neoliberal. Como resultado, a informalidade vem aumentando gradativamente como fator de ocupação e substituição das formas de trabalho tipicamente assalariadas. Esse artigo tem por finalidade trazer o debate acerca do Comércio Informal dos trens da Supervia do Rio de Janeiro e identificar as dinâmicas sociais e econômicas que ocorrem nesse modal de transporte.Descargas
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Citas
SANTOS, Milton (2004). O espaço dividido. Os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos,1979. p. 23-27 e 147-154.
ANTUNES, Ricardo. (2007) POCHMANN, Marcio. A desconstrução do trabalho e a explosão do desemprego estrutural e da pobreza no Brasil, p. 195-208.
LOPES, Nei. Guimbaustrilho e outros mistérios suburbanos, 2001.
SANTOS, Milton. LAURA SILVEIRA, Maria (2006). O Brasil. Território e Sociedade no ínicio do século XXI. Capítulo XI: O território do brasileiro do passado e presente, p. 264-265
JORDÃO, Ana Paula. STAMPA, Inez (2015). Precarização no “mundo do trabalho”: a experiência dos ambulantes dos trens da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
ANTUNES, Ricardo. (2012) A nova morfologia do trabalho no Brasil. Reestruturação e precariedade. Disponível em <https://nuso.org/articulo/a-nova-morfologia-do-trabalho-no-brasil-reestruturacao-e-precariedade/> Este artículo es copia fiel del publicado en la revista Nueva Sociedad.
MAIA, Carlos Eduardo (1999). Ilegalidade e Informalidade: Faces e Disfarces da Economia Urbana.
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MAIA, Carlos Eduardo (1999). Ilegalidade e Informalidade: Faces e Disfarces da Economia Urbana.
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Publicado
01-12-2019
Número
Sección
GT-4: Economia urbana, trabalho, comércio e consumo