COMÉRCIO INFORMAL NO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DO RIO DE JANEIRO

Auteurs

  • Renata Braga dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Résumé

O mundo do trabalho vem passando por uma grande precarização e desestruturação, fruto da ascensão neoliberal. Como resultado, a informalidade vem aumentando gradativamente como fator de ocupação e substituição das formas de trabalho tipicamente assalariadas. Esse artigo tem por finalidade trazer o debate acerca do Comércio Informal dos trens da Supervia do Rio de Janeiro e identificar as dinâmicas sociais e econômicas que ocorrem nesse modal de transporte.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Renata Braga dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Meu nome é Renata Braga dos Santos, tenho 24 anos, sou natural do Rio de Janeiro-RJ. Graduanda em Geografia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Agronomia, Departamento de Geografia. Estou cursando o 9º período na modalidade de Licenciatura Plena e pretendo me formar tanto na licenciatura, quanto no bacharelado.

Références

SANTOS, Milton (2004). O espaço dividido. Os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos,1979. p. 23-27 e 147-154.

ANTUNES, Ricardo. (2007) POCHMANN, Marcio. A desconstrução do trabalho e a explosão do desemprego estrutural e da pobreza no Brasil, p. 195-208.

LOPES, Nei. Guimbaustrilho e outros mistérios suburbanos, 2001.
SANTOS, Milton. LAURA SILVEIRA, Maria (2006). O Brasil. Território e Sociedade no ínicio do século XXI. Capítulo XI: O território do brasileiro do passado e presente, p. 264-265

JORDÃO, Ana Paula. STAMPA, Inez (2015). Precarização no “mundo do trabalho”: a experiência dos ambulantes dos trens da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

ANTUNES, Ricardo. (2012) A nova morfologia do trabalho no Brasil. Reestruturação e precariedade. Disponível em <https://nuso.org/articulo/a-nova-morfologia-do-trabalho-no-brasil-reestruturacao-e-precariedade/> Este artículo es copia fiel del publicado en la revista Nueva Sociedad.

MAIA, Carlos Eduardo (1999). Ilegalidade e Informalidade: Faces e Disfarces da Economia Urbana.

Téléchargements

Publiée

01-12-2019

Numéro

Rubrique

GT-4:­ Economia urbana, trabalho, comércio e consumo