As relações entre o trabalho dos catadores de materiais recicláveis não-cooperados e o acúmulo de capital na Indústria da Reciclagem a partir da organização da Rede de Reciclagem do Estado do Rio de Janeiro (RRERJ)

Auteurs

Résumé

A principal característica do Sistema Capitalista de Produção é a sua constituição social através de classes, baseadas na posse ou na ausência de capital acumulado e propriedade privada. A presente proposta concentra-se em compreender de que modo a organização da Rede de Reciclagem do Estado do Rio de Janeiro (RRERJ) institui a relação entre o trabalho de catadores de materiais recicláveis não-cooperados e outros sujeitos componentes desta Rede, no acúmulo de capital e na manutenção da Indústria da Reciclagem. Segundo Corrêa (1997), o conceito de ‘rede’ pode ser compreendido a partir de ‘nós’ e ‘teias’ em que; os ‘nós’ são materialidades resultantes das relações sociais (e de comunicação) e as teias são linhas de comunicação entre tais nós, estabelecidas de maneira multiescalar e em um período de duração (efêmero ou duradouro).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Discente do programa de pós graduação stricto sensu em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2017), pós-graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2009). Graduação em Geografia - Ênfase em Sistemas de Informações Geográficas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) (2008). Técnico em Informática Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) (2002). Interesse de investigação: Rede de reciclagem, cadeia globais, circuitos da economia urbana, produção social do trabalho, narrativas do poder e espaço, políticas públicas de coleta seletiva, gestão integrada de resíduos sólidos, tecnologias sociais para gestão integrada de resíduos sólidos. Responsável por implantar o software CATAsig, PLACAR DA RECICLAGEM e por ministrar cursos, palestras, capacitações em várias cooperativas de catadores no estado da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E-mail: uilmer@ufmg.br.

Références

CASTELLS, Manuel. Prólogo: A Rede do Ser. In: CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. p. 39 – 66.

CORRÊA, Roberto Lobato. Dimensões de Análise das Redes Geográficas. In: CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. 3 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. p. 107 – 118.

______________________. Espaço, um conceito-chave da Geografia. In: Geografia: Conceitos e Temas. CASTRO, Iná Elias de. et. al. (Org.).2 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. 356 p.

COSTA, Wesley Borges da; CHAVES, Manoel Rodrigues. Informalidade e Precarização do Trabalho de Catação de Materiais Recicláveis no Brasil: Pontos para debate. In: XII Jornada do Trabalho – “A irreformabilidade do capital e os conflitos territoriais no limiar do século XXI. Os novos desafios da Geografia do Trabalho”. Presidente Prudente: UNESP, 2012. 12 p.

DAGNINO, Ricardo de Sampaio; DAGNINO, Rodrigo Peixoto. Políticas para Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis. Revista Pegada, Especial, 2010. p. 65 – 93.

DIAS, Leila Christina. Redes: Emergência e Organização. In: Geografia: Conceitos e Temas. CASTRO, Iná Elias de. et. al. (Org.)2 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2000. 356 p.

FOUCAULT, Michel. Sujeito e Poder. In: DREYFUS, H. e RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Rio de Janeiro: Universitária, 1995. p. 231 – 249.

FREITAS, Cesar Augustus L. L. de. A Reciclagem e sua Dinâmica Reprodutora de uma Situação de Lumpemproletariado. Goiânia, 2010. 248 f. (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia. UFG, Goiânia – GO, 2010.

HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011. 235 p.
HENDERSON, Jeffrey. et. al. Redes de Produção Globais e a Análise do Desenvolvimento Econômico. Revista Pós Ciências Sociais, v. 8, n. 15, 2011. p. 143 – 170.

LAW, John. After ANT: Complexity, namingandtypology. In: LAW, John; HASSARD, John. (Ed.) Actor-network theoryandafter. Oxford: Blackwell, 1999. p. 1 – 14.

ROSADO, Rosa Maris. Na Esteira do Galpão: Catando leituras no território cotidiano da reciclagem do lixo de Porto Alegre/RS. Porto Alegre, 2009. 333 f. (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-graduação em Geografia. UFRGS, Porto Alegre – RS, 2009.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia das Redes. In: SANTOS, Milton.A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: EDUSP, 2006. p. 176 – 189.

SILVA, Mauro Cristiano de Paula. O Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Uberaba – MG e a Relação com os Dois Circuitos Econômicos da Reciclagem. Revista Pegada, v. 18, n. 03, 2017. p. 202 – 233.

Téléchargements

Publiée

01-12-2019

Numéro

Rubrique

GT-4:­ Economia urbana, trabalho, comércio e consumo