OS MUROS MANTÊM AQUILO QUE VOCÊ QUER FORA MESMO, É SUPER BURGUÊS: A PRODUÇÃO DA DIFERENCIAÇÃO SOCIOESPACIAL EM CIDADES NÃO METROPOLITANAS

Auteurs

  • Patrícia Helena Milani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Résumé

O cotidiano é nossa dimensão de análise, tendo as práticas espaciais dos sujeitos sociais pesquisados – moradores de espaços residenciais fechados de Catanduva e São José do Rio Preto - SP, enquanto plano analítico, o que nos permitiu identificar como o processo de diferenciação socioespacial se expressa na produção do espaço urbano, conferindo sentidos e significados às práticas, que envolvem relações contraditórias entre dentro e fora desses espaços de moradia. Sob o discurso da segurança, os sujeitos pesquisados, produzem estratégias de distinção socioespacial, nas quais o espaço urbano é estratégico; consideramos que os muros exercem tanto um papel de barreira material, quanto de limite simbólico, que influenciam nas práticas dos moradores e na elaboração das representações espaciais, apreendidas por meio das entrevistas, nosso principal instrumento metodológico. Ao valorizarem elementos internos desses espaços em suas narrativas, integrando um “novo estilo de vida”, no qual, a segurança e o controle estão entre os aspectos representados mais positivamente, o que se produz são diferentes estratégias de diferenciação socioespacial. As maneiras como esses sujeitos vivenciam o urbano e aquilo que lhe é inerente são modificadas, sendo a cidade cada vez mais vivida e representada em fragmentos por esses sujeitos sociais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Patrícia Helena Milani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Graduação (2009) e Mestrado (2012) em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Presidente Prudente (2016), com a realização do Doutorado Sanduíche na Universidade de Lleida, Espanha, em 2014. É Professora Adjunta do Curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (CPTL). É membro do Grupo de Pesquisa Espaço Urbano e Produção do Território - UFMS. Tem experiência na área de Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço urbano, segregação socioespacial, fragmentação socioespacial, práticas espaciais e cidades médias.

Références

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

______. O habitus e o espaço de estilos de vida. In: ______. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2008.

BRASIL. IBGE. Censo demográfico, 2010. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 08 dez. 2015.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Edusp, 2000.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Diferenciação socioespacial. In: Revista Cidades, v. 4, n. 6, 2007, p. 45-60.

DUNKER, Christian Ingo Lenz. Mal-estar, sofrimento e sintonia. São Paulo: Boitempo, 2015.

GIDDENS, Antony. As consequências da modernidade. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1991.

GOTTDIENER, Mark. A produção social do espaço urbano. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2010.

HARVEY, David. Espaços de esperança. São Paulo: Loyola, 2004.

LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Trad. Sérgio Martins. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

MAGRINI, Maria Angélica. Vida em enclaves: imaginários das cidades inseguras e fragmentação socioespacial em contextos não metropolitanos. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Geografia. FCT – UNESP, 2013.

MAIA, Doralice Sátyro. Lotes e ruas: componentes para análise da produção de loteamentos fechados. In: SPOSITO, Eliseu Savério; SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão; SOBARZO, Oscar (Orgs.). Cidades médias: produção do espaço urbano e regional. São Paulo: Expressão Popular, 2006. p. 155-173.

MARTINS, José de Souza. Depoimento. In: Espaço e Debates. São Paulo: NERU, ano XVII. N. 42, p. 75-84, 2001.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

NERI, Marcelo. A nova classe média: o lado brilhante da base da pirâmide. São Paulo: Saraiva, 2011.

SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. O chão em pedaços: urbanização, economia e cidades no Estado de São Paulo. 2004. 508 p. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

______; GÓES, Eda Maria. Espaços fechados e cidades: insegurança urbana e fragmentação socioespacial. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

SVAMPA, Maristella. Los que ganaron: la vida em los countries y barrios privados. Buenos Aires: Biblos, 2001.

Téléchargements

Publiée

29-11-2019

Numéro

Rubrique

GT-3: Cidades médias e reestruturação urbana: tendências empíricas e desafios teóricos