As grandes empreiteiras e a transformação da metrópole: um olhar sobre a ação da Camargo Corrêa no Território de São Paulo

Auteurs

  • Ana Lígia de Carvalho Magalhães Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Résumé

O setor da construção pesada destaca-se no cenário econômico nacional, tendo se consolidado como um oligopólio no final dos anos 1980. Dentre as maiores empreiteiras nacionais, a Camargo Corrêa teve papel particular na inserção das agendas paulistas de governo e na consolidação dos espaços metropolitanos, tendo participado da construção de importantes infraestruturas e avançado em direção ao setor imobiliário. Este artigo pretende analisar a relevância desse agente na produção do espaço da metrópole paulista, região de elevada coordenação dos atores envolvidos na produção do espaço e intensas dinâmicas imobiliárias, tendo se constituído território privilegiado de atuação das empreiteiras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ana Lígia de Carvalho Magalhães, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Arquiteta e Urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Mestranda na área de Planejamento Urbano e Regional na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, desenvolve estudos sobre planejamento urbano e regional e agentes na produção do espaço.

Références

CAMARGOS, R. C. M. Estado e empreiteiros no Brasil: uma análise setorial. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas – SP, 1993.
CAMPOS, P. H. P. As origens da internacionalização das empresas de indústria de construção brasileiras. In: XIII ENCONTRO DE HISTÓRIA ANPUH-RIO: IDENTIDADES, 2008, Seropédica. Anais do XIII Encontro de História Anpuh-Rio: p. 1-10.
CAMPOS, P. H. P. A Ditadura dos Empreiteiros: as empresas nacionais de construção pesada, suas formas associativas e o Estado ditatorial brasileiro, 1964-1985. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de História, UFF, Niterói – RJ, 2012.
FERREIRA, J. S. W. O mito da cidade-global: o papel da ideologia na produção do espaço terciário em São Paulo. In: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP, São Paulo, v. 16, 2005, p. 26-48.
FIX, M. Financeirização e transformações recentes no circuito imobiliário no Brasil. Tese (Doutorado). Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, 2011.
GOMES, M. T. S. O debate sobre a reestruturação produtiva no Brasil. Ra'e Ga, n. 21, p. 51-77, 2011.
HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: São Paulo Annablume, 2005.
HARVEY, D. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: São Paulo Martins Fontes - Selo Martins, 2014.
LAGRECA DE SALES, M.M. Territórios de intermediação: uma hipótese para a análise e o projeto da cidade contemporânea. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
LENCIONI, S. A metamorfose de São Paulo: o anúncio de um novo mundo de aglomerações difusas. Revista Paranaense De Desenvolvimento, Curitiba, n.120, 2011, p.133-148.
LENCIONI, S. Reestruturação imobiliária: uma análise dos processos de concentração e centralização do capital no setor imobiliário. EURE (Santiago) - Revista latinoamericana de estudios urbano regionales, v. 40, n. 120, 2014, p. 29-47.
PEREIRA, P. C. X. Reestruturação imobiliária em São Paulo (SP): especificidade e tendência. In: SILVEIRA, R. L. L.; PEREIRA, P. C. X.; UEDA, V., orgs. Dinâmica imobiliária e reestruturação urbana na América Latina. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. p. 45-63.
ROCHA, M. A. M. Grupos Econômicos e Capital Financeiro: Uma História Recente do Grande Capital Brasileiro. Tese (Doutorado) - Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas – SP, 2013.
RUFINO, M. B. C. A incorporação da metrópole: centralização do capital no imobiliário e nova produção do espaço em Fortaleza. Tese (Doutorado em Habitat) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo – SP, 2012.
RUFINO, M. B. C. Financeirização do Imobiliário e transformações na produção do espaço: especificidades da reprodução do capital e expansão recente na metrópole paulistana. In: Alvaro Ferreira; João Rua; Regina Célia de Mattos (Org.). Metropolização: espaço, cotidiano e ação. 1ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2017.
RUFINO, M. B. C. Planejamento Urbano da Metrópole Paulistana: um olhar sobre mercantilização do espaço em São Paulo (1970-2017). São Paulo, 2018.
SANFELICI, D. Financeirização e a produção do espaço urbano no Brasil: uma contribuição ao debate. EURE (Santiago) - Revista latinoamericana de estudios urbano regionales, v. 39, n. 118, 2013, p. 27-46.
SCHIFFER, S. T. R. A dinâmica urbana e socioeconômica da região metropolitana de São Paulo, 1975-1995. In: SCHIFFER, S. R.; DEÁK, C. Globalização e Estrutura Urbana. São Paulo: HUCITEC/ FAPESP, 2004. p.166-195.
WEHBA, C. Novas relações de Produção Imobiliária na Metrópole do Século XXI: Odebrecht, Água Espraiada e o Parque da Cidade em São Paulo. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Área de concentração: Planejamento Urbano e Regional. São Paulo, 2018.

Téléchargements

Publiée

25-11-2019

Numéro

Rubrique

GT-1: Reestruturação urbana e econômica na produção do espaço: agentes e process