DAS REDES REGIONAIS ÀS REDES URBANAS E AOS MOVIMENTOS PENDULARES: UMA APROXIMAÇÃO AO CONCEITO DE POLICENTRISMO

Auteurs

  • Lucas Ponte Mesquita Discente em Geografia Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Erechim
  • Juçara Spinelli Docente do Curso de Geografia – Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado. Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Erechim/RS

Résumé

A rede urbana na atual fase do processo de globalização e financeirização dos espaços, em especial de áreas agrícolas voltadas ao agronegócio, de um lado, se configura muito maior e próspera do que as administrações isoladas dos municípios, devido ao fato que englobam transições pendulares de trabalho e que complexificam políticas, causas e efeitos da produção do espaço. De outro, passa a ser o meio através do qual a produção, circulação e consumo do capital se realiza efetivamente, bem como assume, através de diversas redes distantes, novos rearranjos de regiões a serem articuladas na transposição das economias globais e regionais. O artigo busca construir um ensaio teórico diante dessas primeiras acepções, resgatando o que fora abordado na Geografia em relação ao conceito de redes, e de redes urbanas, estabelecendo ligações ao policentrismo, conceito-chave desta pesquisa para entender estas novas dinâmicas espaciais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lucas Ponte Mesquita, Discente em Geografia Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Erechim

Estudante de graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim. Bolsista de Iniciação Científica do Projeto 'Policentrismo como chave do processo de Planejamento', (PROICT/UFFS) Bolsista do Programa de Residência Pedagógica (CAPES/MEC). Possui ênfase na área de estudo: Geografia Urbana, Geografia Economica, Geografia da População.

Juçara Spinelli, Docente do Curso de Geografia – Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado. Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Erechim/RS

Docente PPGeo Mestrado e Graduação em Geografia na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim. Coordenadora do Projeto de Iniciação Científica 'Policentrismo como chave do processo de Planejamento', (PROICT/UFFS). Integrante do Núcleo de Pesquisa Território Ambiente e Paisagem (NETAP/UFFS), linha de pesquisa O urbano, o rural e as relações campo-cidade. Possui ênfase na área de estudo: Geografia Urbana, Geografia Economica, Planejamento Urbano e Regional.

Téléchargements

Publiée

07-12-2019

Numéro

Rubrique

GT-13: Transformações no campo e nas cidades em um contexto de globalização