A GEOGRAFIA NOS DOCUMENTOS: A TRAJETÓRIA DO BARÃO DE STUDART

Auteurs

  • MARIA CLELIA LUSTOSA COSTA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

Résumé

Guilherme Studart deixou além de um riquíssimo arquivo com milhares de documentos que contribuíram para os estudos sobre o estado, uma vasta obra, com inúmeros livros e artigos, além de notas, efemérides, documentos inéditos, publicados nas revistas do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Letras, fontes indispensáveis a todo pesquisador da História e Geografia regional. Neste artigo, destacamos o de colecionador de documentos, com intensa correspondência com pesquisadores nacionais e internacionais e sua contribuição na sistematização de documentos relativos a Geografia do Ceará.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

MARIA CLELIA LUSTOSA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA UFC

Références

BATISTA, Paula Virgínia Pinheiro, Organizando a vida em papéis: a coleção Studart. Anais do III Seminário Internacional História e Historiografia. X Seminário de Pesquisa do Departamento de História – UFC. Fortaleza, 01 a 03 de outubro de 2012.
CAPEL, Horacio. Una geografia histórica para construir el futuro. Scripta Nova Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales Universidad de Barcelona. Vol. X, núm. 218, 1 de agosto de 2006. http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-218.htm
CLAVAL, Paul. La Geographie Culturelle. Paris: Editions Nathan, 1995.
CLAVAL Paul. La logique des villes. Essai d’urbanologie. Paris: LITEC, 1981.
CLAVAL Paul. A volta do cultural na geografia humana. Fortaleza: Mercator-Revista de Geografia da UFC, Fortaleza, ano I, nº. 1, 2002.
COSTA, Maria Clélia Lustosa. A geografia nos arquivos do Barão. In: BEZERRA, José Augusto. Arquivos do Barão. Fortaleza: Instituto do Ceará, 2010.
COSTA, Maria Clélia Lustosa. A cidade e o pensamento médico. Revista Mercator – Revista de Geografia da UFC. Fortaleza: UFC, ano 1, número 2, 2002.
FERNANDES, Antônio Carlos Sequeira; SCHEFFLER, Sandro Marcelo - A Comissão Geológica do Império e os crinoides fósseis do Museu Nacional/UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil. Filosofia e História da Biologia, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 121-139, 2014.
FERNANDES NETO, Manoel de Sousa. Senador Pompeu: um geógrafo do poder no Império do Brasil. Rio de Janeiro. Ed. Consequência, 2018
OLIVEIRA, Almir Leal de. O litoral do Nordeste do Brasil como objeto científico darwinista: as prospecções de John Casper Branner, 1899-1911. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2014,
PEIXOTO, Afrânio. Clima e saúde: introdução biogeográfica à civilização brasileira. São Paulo: Nacional, 1938.
RODRIGUES, José Honório. Introdução do Índice Anotado da Revista do Instituto do Ceará (Do Tomo I ao LXVIII), 1887-1954. “A Historiografia Cearense na Revista do Instituto do Ceará”. José Honório Rodrigues e Leda Boechat Rodrigues (Orgs.). Fortaleza: ABC Editora, 2002.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. Paulo: Hucitec, 1988.
STUDART, Guilherme (Barão). Diccionário bio-bliográfico cearense (3 volumes). Fortaleza, Typo-lithographia a vapor, 1910. Edição Fac-simile, Fortaleza, Ediçoes UFC, 1980.
STUDART, Guilherme (Barão). Notas para a História do Ceará. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2004.
STUDART, Guilherme (Barão). Climatologia, Epidemias e Endemias do Ceará”. Revista do Instituto do Ceará, Fortaleza, 1909.

Téléchargements

Publiée

06-12-2019

Numéro

Rubrique

GT-8: Geografia histórica urbana