Trilhas e meandros da luz na escuridão
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v1i23.27054Abstract
O objetivo deste artigo é mostrar a trajetória da primeira estudante de Pós-Graduação com deficiência da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Destacando o processo de construção e execução de uma metodologia de pesquisa acessível para pesquisadores com deficiência visual. Enfatiza várias estratégias de resistência que esta estudante criou para combater a ausência de acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal no ambiente acadêmico. Este estudo tem, como principal objetivo apresentar uma proposta metodológica de pesquisa acessível para pessoas com deficiência e sem deficiência a partir da apreensão de conhecimentos empíricos e científicos. É uma proposta que pode ser utilizada com diversas perspectivas teóricas, métodos e recursos de pesquisa.
Tracks and meanders in the darkness
ABSTRACT
The purpose of this article is to show the trajectory of the first postgraduate student with disabilities at the Federal University of Maranhão - UFMA. Highlighting the process of building and implementing a research methodology that is accessible to visually impaired researchers. It emphasizes various resistance strategies that this student created to combat the absence of architectural, communicational and attitudinal accessibility in the academic environment. This study aims to present a methodological research proposal accessible to people with disabilities and without disabilities from the apprehension of empirical and scientific knowledge. It is a proposal that can be used with various theoretical perspectives, methods and research resources.
Keywords: Methodology, Education, Resistance.
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