A capacidade de apropriação das obras de arte e a prática de frequentar museus à luz do pensamento de Pierre Bourdieu
Resumo
Os museus estão paradoxalmente abertos e fechados ao público em geral. Isso porque esses espaços, na teoria, dirigem-se a toda população, porém, na prática, quando se analisa os seus respectivos perfis sociodemográficos, percebe-se a frequência de um público com elevado capital econômico e, principalmente, cultural, uma vez que são necessárias determinadas competências advindas do processo de socialização. À vista disso, este trabalho tem como objetivo analisar a capacidade de apropriação das obras de arte e a prática cultural de frequentar museus como constitutivas do “estilo de vida burguês” à luz do pensamento de Pierre Bourdieu. Para tanto, seguiremos os preceitos da pesquisa bibliográfica, que, segundo Gil (2008), dá-se através de material já elaborado, como livros, artigos e pesquisas científicas, a respeito da temática e das ideias do sociólogo. Assim, através das noções de campo, habitus, estilos de vida, capital cultural e disposição estética de Pierre Bourdieu, pretendemos evidenciar de que modo os espaços do gosto e das práticas culturais são organizados em função do volume e estrutura de capital que os indivíduos possuem, nos quais a disposição estética e as práticas culturais legítimas são constitutivas do estilo de vida da burguesia.
The capacity of appropriation of works of art and the practice of frequenting museums in the light of Pierre Bourdieu's thought
ABSTRACT
Museums are paradoxically open and closed to the general public. This is because these spaces, in theory, are intended for the entire population, but in practice, when their respective socio-demographic profiles are analyzed, the attendance of a public with high economic and, especially, cultural capital is noticed, since certain skills are necessary, arising from the socialization process, for the fruition of works of art. In view of this, this paper aims to analyze the capacity of appropriation of works of art and the cultural practice of frequenting museums as constitutive of the "bourgeois lifestyle" in the light of Pierre Bourdieu's thought. For this, we will follow the precepts of bibliographical research, which, according to Gil (2008), occurs through already elaborated material, such as books, articles and scientific research, about the theme and the sociologist's ideas. Thus, through the notions of field, habitus, lifestyles, cultural capital and aesthetic disposition of Pierre Bourdieu, we intend to show how the spaces of taste and cultural practices are organized according to the volume and structure of capital that individuals possess, in which the aesthetic disposition and the legitimate cultural practices are constitutive of the lifestyle of the bourgeoisie.
Keywords: Museums, Aesthetic disposition, Lifestyles, Pierre Bourdieu.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).