Fotografia: dimensão política e agência
Abstract
O presente artigo trata da fotografia autoral, a qual traz consigo uma série de intenções e que não é construída por um único indivíduo gênio-criador, mas por uma teia de relações que transforma o próprio objeto fotográfico (físico ou digital) em agente social. Para tanto, foi percorrido uma via histórica a respeito dos embates em que se colocavam a prova a capacidade discursiva intencional da fotografia. São discutidos conceitos de uma antropologia da fotografia para, por fim, utilizar-se de um estudo de caso de uma série fotográfica autoral denominada Picture an Arab Man da fotógrafa Tamara Abdul Hadi.
Photography: political dimension and agency
ABSTRACT
This paper is about authorial photography, which has a series of intentions and which is not built by a single creative genius, but through relationships that transforms the photographic object (physical or digital) into a social agent. The text recalls the clashes in which the intentional discursive capacity of photography was doubted. We discussed the concepts of an anthropology of photography in order, finally, to analyze an authorial photographic series called Picture an Arab Man by photographer Tamara Abdul Hadi.
Keywords: Photography, social agency, authorial
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).