ATINGIDOS PELO FUTURO: PERSPECTIVAS E DEBATES NA INSTALAÇÃO DA UHE AIMORÉS/ITUETA - MG, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v1i11.4572Abstract
A propalada idéia da inevitabilidade tem marcado a trajetória da construção de usinas hidroelétricas no Brasil. Fruto do persistente projeto desenvolvimentista nacional, essa política tem produzido profundos impactos socioambientais, tais como: a sistemática remoção e a realocação das populações locais atingidas. A presente comunicação versa sobre o caso de Itueta-MG, cidade que foi submersa pela construção da usina hidroelétrica de Aimorés-MG, tendo todo o seu contingente populacional deslocado para uma cidade recriada, denominada de "Nova Itueta". No presente artigo objetivamos destacar: as relações dos habitantes de Itueta com o seu território (dimensões materiais e simbólicas); o campo de tensões e negociações dos moradores com os gestores e peritos do projeto; e ainda, a conformação e o confronto da população com a noção dominante de futuro, imbuída na lógica assimétrica do progresso. A metodologia utilizada no estudo foi qualitativa: coleta de depoimentos e entrevistas realizadas a partir de roteiros semi-estruturados com os atores locais; além de uma profunda análise documental. Os resultados apontam para as formas complexas de justificação e de embate que as populações impactadas por grandes projetos de desenvolvimento produzem no desenrolar do processo.
Palavras-chave: Itueta; Hidrelétricas, UHE Aimorés; Desenvolvimento; Progresso.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).