Paradigma indiciário e o campo do jornalismo: possíveis aproximações
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v1i15.8598Abstract
Este artigo tem como objetivo abordar o método indiciário desenvolvendo uma relação com a atuação do profissional do jornalismo, em especial no momento da apuração e construção de matérias e reportagens. Também fazemos uma reflexão sobre a utilização do método como ferramenta metodológica para pesquisa da área, sobretudo as que tratam da história da imprensa.
Palavras-chave: indício; jornalismo; metodologia; comunicação.
Abstract: This paper aims to address the evidentiary method by developing a relationship with the professional practice of journalism, especially at the time of investigation and construction journalistic matters and reports. We also do a reflection on the use of the method as a methodological tool for research in the area, especially those that address the history of the press.
Keywords: evidence, journalism, methodology, communication.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo abordar el método de prueba mediante el desarrollo de una relación con el ejercicio profesional del periodismo, sobre todo en el momento de los materiales y memorias de cálculo y construcción. También hacemos una reflexión sobre el uso del método como herramienta metodológica para la investigación en el área, especialmente los que se ocupan de la historia de la prensa.
Palabra clave: pista; periodismo; metodología; comunicación.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).