A presença do romantismo alemão na literatura de Arthur Schnitzler

Autores

  • Marcelo Neder Cerqueira

DOI:

https://doi.org/10.25067/s.v1i16.9011

Resumo

O trabalho investiga a presença de variantes do realismo grotesco no sistema de imagens do escritor Arthur Schnitzler (1862/1931). Para tanto, destaca-se a influência do romantismo (com destaque para o romantismo alemão) que recuperou alguns autores do renascimento, promovendo a transformação e atualização do grotesco à sua época. A partir de uma revisão do significado do realismo grotesco – tal como discutido por Mikhail Bakhtin através da obra de François Rabelais – e da forma particular como este é reinterpretado pelo romantismo, pretende-se observar a formação de um grotesco de câmara na literatura de Arthur Schnitzler. Destaca-se o significado político e esteticamente radical deste movimento que na literatura vanguardista do escritor interpretou criticamente a passagem à modernidade vienense e a formação da cultura política burguesa na virada para o século XX.

 

Palavras-chave: Arthur Schnitzler; realismo grotesco; relações de poder; subjetividade; grotesco de câmara.

 

Abstract: The paper investigates the presence of variants of grotesque realism in the images system of the writer Arthur Schnitzler (1862/1931) and the influence of Romanticism (especially German romanticism) in his social camp. We intend to observe the construction of a romantic grotesque in his literature, discussed by Mikhail Bakhtin, as a critical interpretation of bourgeois political culture at the turn of the twentieth century.

 

Keywords: Arthur Schnitzler; grotesque realism; power relations; subjectivity; grotesque chamber.

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Publicado

30-12-2014

Edição

Seção

ARTIGOS