GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CONTEXTOS BRASILEIRO E MEXICANO
Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar aspectos das práticas de gestão escolar no processo de inclusão de alunos com deficiência matriculados em escolas comuns nos municípios de Xalapa/MÉX e Vitória/BR. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os diretores escolares de cada instituição e observação em contexto. A pesquisa envolveu uma escola mexicana e outra brasileira. A coleta de dados nas duas realidades foi realizada em 2017, sendo que, em território mexicano ocorreu durante uma missão de estudos internacionais. A metodologia utilizada baseia-se no estudo comparado internacional, nesse contexto, recorreu-se à análise à discussão do papel do diretor escolar no processo de inclusão de alunos com deficiência nessas duas realidades. Como aporte teórico, os conceitos de Norbert Elias (1994; 2006) auxiliam a pensar em sociedade e indivíduo como seres indissociáveis. Nessa concepção, o trabalho do diretor perpassa as relações sociais e as múltiplas figurações da qual ele faz parte. Como resultados da pesquisa, destaca-se a necessidade de superar a fragmentação das tarefas no cotidiano escolar, a qual considera a figura do diretor de forma hierarquizada e separada do contexto pedagógico de sua atuação. Além disso, trata-se também de repensar os processos de formação dos docentes para atuar com os alunos público-alvo da Educação Especial, de maneira a fomentar práticas inclusivas nesse contexto, sugerindo a participação de todos nesse processo.
Palavras-chave: Gestão Escolar; Educação Especial; Inclusão escolar.
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