INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM AUTISMO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Gabriel Vighini Garozzi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maycon de Oliveira Perovano Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Chicon Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso do tipo etnográfico que
teve como objetivo analisar as estratégias de ensino adotadas pela professora
de Educação Física e o desenvolvimento de uma criança com autismo no
cenário das aulas. No contexto de investigação, participaram do estudo uma
professora de Educação Física, um estagiário e 25 alunos, com idades entre
sete e oito anos, do 2° ano das séries iniciais do ensino fundamental, sendo um
com autismo, pertencentes a uma escola pública do município de Vitória/ES. A
permanência no campo de pesquisa compreendeu o período entre fevereiro e
junho de 2019. A coleta de dados foi realizada a partir dos seguintes
instrumentos: observação participante, filmagem das aulas, diário de campo e
entrevista semiestruturada. Os dados produzidos foram analisados com base
na análise microgenética, tendo como referencial teórico a abordagem
histórico-cultural de Vigotski e colaboradores. Da análise inicial dos dados,
identificamos dois momentos das aulas da professora representativos para
nossa análise. No entanto, para os fins deste estudo e delimitação da
investigação, vamos considerar a análise do episódio “Aulas abertas às
experiências dos alunos” referentes ao momento da vivência com o conteúdo
da ginástica. Os resultados indicam que essa organização de aula se constituiu
como uma possibilidade interessante para a participação e a inclusão do aluno
com autismo no espaço-tempo da Educação Física. Assim, destacamos três
possibilidades encontradas nessa aula: a atuação do professor de forma mais
próxima do aluno com autismo e dos outros educandos, mediando suas ações
e relações nas atividades; a promoção de momentos de aproximação entre o educando com autismo e os outros alunos, permitindo o surgimento de
interações importantes para o aprendizado e desenvolvimento de ambos; e a
oportunidade de o educador diversificar as experiências socioafetivas,
intelectuais e psicomotoras dos alunos, de modo lúdico e criativo.
Palavras-chave: Inclusão escolar. Autismo. Educação Física inclusiva.
Estratégias de ensino.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas